A vida complexa e agitada da maioria das pessoas e as exigências da vida profissional, leva-as frequentemente a estados de stress incompatíveis com um bom desempenho nos vários papeis sociais que lhe estão atribuídos.

A prática das disciplinas técnicas do Yoga pode melhorar este o stress do dia a dia, através de apenas uma prática de Yoga semanal, de cerca de duas horas, com ênfase na parte física e de controle neuro-muscular do Yoga (Ásana), na aprendizagem de uma respiração adequada, controlada e relaxante, aprovisionando mais energia e distribuindo-a de forma controlada e dirigida por todo o corpo (Pranayama), um relaxamento dirigido, actuando a nível físico, emocional, mental e de reprogramação neuro-linguistica, induzindo, de forma consciente, saúde felicidade e bem estar e alegria de viver. O uso da cor e do som restabelece a tranquilidade e a harmonia interna e externa, proporcionando um espaço para a concentração.

O hábito de concentrar a mente numa só ideia ou num só pensamento, num só objecto, ou seja o que for como tema da concentração, traz eficácia à mente tornando-a mais apta para fazer melhor em menos tempo, evitando a dispersão mental e portanto um gasto de energia sem objectivo específico. O resultado melhor qualidade de vida em todos os aspectos.

Praticar Yoga traz Luz á Consciência e tranquilidade e harmonia ao corpo e à mente...

 


Josefa Martins
Professora de Yoga, Socióloga e Mestre em Comunicação em Saúde.